Princípios
Dez enunciados sobre o escritório Rogério Viola Coelho - Advogados
Primeiro
Somos um coletivo de advogados(as) voltado para a defesa dos direitos, garantias e interesses individuais e coletivos dos trabalhadores, não só na esfera judicial, como também no assessoramento jurídico político de entidades e sindicais e associativas, e participando ativamente dos embates na esfera pública.
Segundo
Os integrantes deste coletivo firmam um pacto de solidariedade em que cada um se compromete com a busca permanente e continuada do conhecimento e seu compartilhamento, de forma metódica e organizada, valorizando a cada passo a pesquisa e a experiência acumuladas.
Terceiro
Os integrantes do escritório rejeitam a ideia corrente de que a pesquisa científica constitui uma atividade reservada aos portadores de talento diferenciado e, ao revés, consideram que ela é uma atividade acessível a todos e todas. Aos(às) profissionais que sentem continuamente falta de novos conhecimentos, estimulado a cada passo pela solidariedade coletiva.
Quarto
Os(as) integrantes de nosso coletivo recusam a ideia disseminada de que a advocacia é um jogo regrado pela jurisprudência dominante nos Tribunais, acessível facilmente pela inteligência artificial. Ideia que leva a crença da autonomia plena da prática em relação ao conhecimento teórico, ou ainda na crença de que há uma grande distância entre prática e teoria. Esta tendência chega entre nós ao limite com a afirmação de que a advocacia é como uma arte que se aperfeiçoa com a prática. Para nós, a advocacia constitui uma forma especial de ciência aplicada, que depende diretamente da disposição para o estudo permanente e continuado, aliado a uma prática ousada.
Quinto
A relação qualificada e solidária com os(as) trabalhadores(as) por nós assessorados(as), no plano individual ou coletivo, é considerada por todos da máxima relevância, decisiva para a legitimação crescente de nossa pequena instituição e inafastável para o êxito de projeto que nos identifica.
Sexto
Do enunciado anterior decorre a decisão de manter um sistema de informação continuada sobre as ações judiciais e procedimentos extrajudiciais com uma estratégia nitidamente ofensiva. Vale dizer, aos advogados caberá a iniciativa de informar os titulares da ação sobre o seu andamento, buscando sempre a quebra da opacidade do processo e do direito. Em particular compete ao advogado(a) titular do processo expor ao cliente as opções estratégicas na condução do processo e também a disponibilidade dos advogados responsáveis pelos processos para o atendimento ao cliente, banindo a ideia de entregar esta atividade aos principiantes.
Sétimo
O propósito de tornar os processos inteligíveis aos trabalhadores conduz à ideia de promover um processo educativo, enfatizando o princípio do contraditório e a recorribilidade das decisões judiciais. Desta forma, promoveremos a compreensão da atividade contínua do(a) advogado(a), as garantias e as dificuldades enfrentadas com destaque para existência de tempos mortos no curso dos processos, geradores do alongamento da prestação jurisdicional.
Oitavo
Os integrantes do nosso coletivo de advogados reconhecem o fluxo irregular do trabalho que fazemos, com momentos de alta intensidade e de momentos de redução do ritmo. Com esta compreensão, assumem responsabilidade da gestão do seu tempo, flexibilizando o cumprimento da jornada diária, ao mesmo tempo que firmam um pacto de solidariedade para recorrer aos colegas em busca da ajuda necessária nos momentos de maior acúmulo de trabalho.
Nono
O conjunto dos advogados decide promover a participação dos funcionários administrativos nas atividades finalistas do escritório, especialmente no atendimento aos clientes, mantendo um sistema periódico de informação das causas e atividades de assessoramento realizadas.
Décimo
O nosso coletivo de advogados e advogadas, formada em sua imensa maioria por jovens profissionais do direito, constitui uma nova geração do escritório, reconhecendo que o nosso projeto não pode negar o passado, mas ao contrário, reconhece ser imprescindível a contribuição dos profissionais remanescentes.
Trabalhe conosco
O escritório Rogério Viola Coelho está em busca constante de advogados(as) e estagiários(as) para compor a equipe. Está identificado(a) com nossos princípios? Envie seu currículo para o e-mail: contato@rvc.adv.br